Impactos do Coronavírus no Setor de Eventos

Atualizado: Jul 5

Um dos mais afetados, o setor de eventos vive um de seus piores momentos.

Fonte: Pixabay


É meus amigos, são tempos tenebrosos para todos.


O Coronavírus chegou abalando as estruturas do mundo inteiro. Ele está testando o sistema de saúde global e nos mostrando o quanto somos vulneráveis.


No mundo, até a data desse post, já são quase 700 mil casos confirmados e cerca de 33 mil mortes, segundo último relatório da OMS do dia 30/03/2020.

Fonte: World Health Organization (WHO)


Os números são preocupantes...


Só em São Paulo (o estado brasileiro mais afetado) reduziu a projeção de mortes pelo coronavírus para 111.000, segundo matéria no portal da Veja.


Sem dúvida o Coronavírus está testando a resiliência de muitas potências globais, por conta dos desafios lançados à Saúde e Economia.


Impactos na Pipo Locações

Como era esperado estamos passando pelo momento mais complicado da nossa história que se iniciou em 2016. Não somente a gente mas como todas empresas desse segmento.


Nosso business é de aglomeração...justamente o que está sendo recomendado, por especialistas, que se evite.


O impacto do coronavírus chegou forte e em questão de dois dias, a partir do momento que começou o isolamento social, todas locações de mesas e cadeiras que tínhamos reserva foram canceladas. E isso se repetiu em colegas de segmento.


Eis que começamos a fazer contas e ver muita coisa precisa ser mudada, adaptada para que consigamos resistir a esse momento. Principalmente tratando de uma micro-empresa.

Fonte: Pixabay


Sem dúvida é hora de INOVAR! Rever conceitos! Agora a 4º Revolução Industrial está sendo empurrada goela a baixo em todos.


Então...vamos com garra!!!


Impactos do Coronavírus no Setor de Eventos

Com certeza um dos setores mais lesados com essa crise é o setor de eventos. Responsável por 4,32%* do PIB brasileiro o setor de eventos depende que as pessoas estejam juntas, interagindo, em grande concentração. E isso, não pode mais.


O isolamento social é a principal arma para combater o coronavírus e DEVE SER RESPEITADO!


But...o impacto é colossal! Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE e pela Associação de Empresas de Eventos (ABEOC), mais de 90% das empresas de eventos são compostas por MEI, microempresas e empresas de pequeno porte. Estamos falando de quase 300 mil empresas!


O "crash" no negócios dessas 300 mil empresas é assustador e pode decretar o fechamento de muitas delas. Por isso é importante ter flexibilidade, capacidade de negociação e principalmente estar atento as medidas econômicas adotadas pelo Governo.


A ABEOC em 16/03 publicou em seu site que, juntamente com outras entidades do segmento de Viagens e Turismo, mandou uma carta ao Ministro do Turismo, cobrando medidas para conter o desastre no setor. O documento pode ser conferido na íntegra no site da ABEOC Brasil.


Umas dessas medidas é a ajuda de R$ 600 por 3 meses que será concedidos a empresários qualificados como MEI. Tem outros casos que serão contemplados. É importante ficar ligado!


O SEBRAE postou algumas dicas para essas empresas em seu site de notícias. Confira abaixo:


1. Negocie com os clientes para remarcarem o evento em lugar de cancelar. Essa medida evita que a empresa tenha de devolver dinheiro, o que nesse momento pode provocar um desequilíbrio no Caixa. 2. Negocie com os espaços de eventos os valores pagos pela locação em forma de créditos;
3. Negocie com patrocinadores pela manutenção dos aportes financeiros e outras modalidades de parcerias já firmadas;
4. Estude as alternativas possíveis para manter a equipe. A crise não vai durar para sempre e você vai precisar de pessoal qualificado para retomar as atividades quando tudo passar;
5. Negocie a extensão de prazos e redução de juros junto às instituições credoras. - SEBRAE


Não sabemos quanto tempo vai durar essa crise, mas uma coisa é certa...quem resistir vai sair dela fortalecido e vai aproveitar, na minha visão, um "boom" de eventos, festas, reuniões quando as pessoas puderem, finalmente, novamente, ficar junto!


Tenhamos fé e sejamos fortes!

*dados de 2013 segundo estudo "II Dimensionamento Econômico da Industria de Eventos no Brasil" - ABEOC afirma que em 2019 o números foram maiores.



Fontes:

ABEOC Brasil

Agência SEBRAE de Notícias

Moblee

World Health Organization


Mais informações

(21) 99547-3798

(21) 98576-3919

Pipo Locações de Mesas e Cadeiras

MENU

MAIS BUSCADOS

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Todos direitos reservados | Política de Privacidade